Pesquisas e projeções divulgadas na reta final de 2022 continuam mostrando que o ano foi bom para o mercado imobiliário. De acordo com dados divulgados na terça-feira (6), pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), foi registrada uma porcentagem de 13,5% de alta nas vendas dentro dos oito primeiros meses do ano.
O levantamento ainda mostra que 110.033 comercializações ocorreram durante o período. Desde 2014 a venda de imóveis não superava 100 mil unidades. Os números mostram que 77.458 moradias foram vendidas através do financiamento voltado ao público baixa renda, enquanto 30.441 unidades de médio e alto padrão foram comercializadas.
Os resultados animadores fazem com que empresários do setor imobiliário tenham expectativas altas em praticamente todos os indicadores, e isso inclui os custos dos imóveis, tanto os de médio padrão quanto os da Casa Verde e Amarela.
A ABRAINC revelou ainda, em outro estudo, que a faixa de preço mais escolhida pelos compradores ficou entre R$ 175 mil e R$ 300 mil. Sair do aluguel foi o principal motivo das intenções de compra.
Receba os informativos da ADPI no seu e-mail