Mercado imobiliário faz parte do crescimento da Região Metropolitana de Curitiba
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente os dados do Censo 2022, que confirma a alta acelerada do custo de moradia em Curitiba e da movimentação do mercado imobiliário no Paraná. De acordo com os números, a Região Metropolitana da capital, que teve o maior crescimento populacional dos últimos 12 anos no estado, tem sido cada vez mais procurada quando o assunto é compra de imóvel para moradia.
Segundo o IBGE, a densidade demográfica de Curitiba chegou a 480 habitantes por quilômetro quadrado — com média de ocupação permanente de 2,6 pessoas por residência. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), pertencente ao mesmo instituto público, apontou que o número de domicílios com apenas um morador aumentou quase 61% desde 2012, chegando a 643 mil no Paraná.
É válido lembrar que a escolha por terrenos, condomínios horizontais, sobrados e apartamentos com mais de três quartos tem aumentado consideravelmente na Região Metropolitana de Curitiba. Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais estão entre os municípios que mais crescem no Paraná, com 82,3% e 24,6% de aumento populacional, respectivamente, em 12 anos.