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  • 05/03/2024

Terceira idade é um novo alvo para mercado imobiliário

A população brasileira está envelhecendo em um ritmo acelerado, e sobram estatísticas que comprovam isso.

Uma das provas desse processo é o aumento da idade média da população, que passou de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022, de acordo com o censo IBGE.

Aconteceu ainda o maior salto de envelhecimento desde 1940, com a inédita proporção de 55 pessoas idosas para cada 100 jovens.

Claro que essa mudança demográfica está sendo sentida na economia, com impactos já esperados no mercado imobiliário 2024.

Na verdade, o público formado pelas pessoas na terceira idade deverá ser o novo alvo para o segmento imobiliário, que precisa desde já repensar seus processos, desde os projetos até as vendas. Tanto que surgiu recentemente o conceito de “consciência gerontológica” para pautar as construtoras em seus projetos de engenharia.

Essa é, portanto, uma das fortes tendências para o mercado imobiliário em 2024.
De acordo com essa nova proposta, casas e apartamentos devem ser pensados para atender às necessidades especiais de mobilidade de pessoas que, muitas das vezes, têm capacidade reduzida de deslocamento.

Nas áreas comuns, as empresas de engenharia devem pensar em espaços com ampla acessibilidade, introduzindo rampas de acesso, elevadores com portas mais largas e espaços de convivência projetados para idosos.

Será que o mercado está preparado para atender a esta demanda? 

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