Novas perspectivas chegam ao mercado com a queda da taxa Selic
Primeiramente, devemos explicar o que é a taxa Selic. A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central. Ela é utilizada como referência para diversos investimentos, empréstimos e financiamentos. A variação da taxa Selic influencia diretamente a economia do país, podendo impactar na inflação, no câmbio, no crescimento econômico do mercado imobiliário e muito mais.
Hoje, a taxa Selic está em 11,25% ao ano e vem apresentando uma constante queda em relação aos últimos dois percentuais. A previsão é que a taxa termine em 9% ao ano em 2024. E o que isso implica no mercado imobiliário?
Quando a taxa Selic está em um patamar mais baixo, como 9%, os juros para financiamento imobiliário tendem a ser mais atrativos, o que pode estimular a demanda por imóveis. Além disso, os investidores também podem optar por direcionar seus recursos para o mercado imobiliário, em busca de melhores retornos do que os oferecidos por aplicações financeiras.
Novos investimentos e novos negócios surgiram com a constante queda da taxa Selic. Lembre-se! é importante acompanhar as mudanças e se preparar para novos cenários do mercado econômico.
Fonte: nossodia, banco central