Os preços de venda dos imóveis residenciais mostraram uma alta de 0,52% em julho, após um avanço de 0,47% no mês anterior, conforme mostra o Índice FipeZAP+. O indicador do mercado imobiliário acompanha o comportamento de preços de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras.
Segundo a pesquisa, houve aumento nos valores em 45 delas e apenas São Paulo não registrou alta acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) do mês de julho – a prévia da inflação divulgada pelo IBGE.
Além disso, a variação também foi menor que o resultado acumulado no mesmo período pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 8,39%.
De acordo com o Alison Oliveira, coordenador do Índice FipeZAP+, o crescimento nos preços dos imóveis residenciais não é inesperado, sendo fruto de uma conjuntura macroeconômica.
Segundo o especialista, com variações mais baixas em índices como o IPCA e IGP-M, o mercado imobiliário tende a aumentar os valores para recuperar os ganhos.
Receba os informativos da ADPI no seu e-mail