Mercado imobiliário
  • 16/09/2022

Imóveis sustentáveis ganham a preferência do consumidor

A busca cada vez maior por qualidade de vida e, ao mesmo tempo, a preocupação do meio ambiente têm aumentado a procura pelos chamados imóveis sustentáveis. Segundo uma pesquisa, 57% dos entrevistados buscam imóveis que tenham espaços arejados e integrados com a natureza e 56% disseram que estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia verde. 

Mas afinal, o que são esses tipos de construções? Para serem considerados sustentáveis, os imóveis devem ser erguidos por meio de processos que causem o menor dano possível ao meio ambiente não só durante a obra, mas também depois de entregues. Isso é possível com tecnologia avançada, que permite, por exemplo, o reaproveitamento da água da chuva e o uso biodigestor na rede de tratamento de esgoto, que decompõe a matéria orgânica sem necessidade de fossa ou sumidouro. O resultado é a devolução da água com mais de 90% de pureza para o meio ambiente, não causando danos à qualidade dos rios.

A energia também tem menor impacto quando captada por placa solar, que realiza a conversão da luz do sol em energia elétrica. Essas tecnologias ajudam a reutilizar recursos, reduzir perdas e impactos e diminuir a conta no final do mês. Os empreendimentos sustentáveis conseguem reduzir, em média, 20% do consumo de energia e 45% do de água, por exemplo.

Com conscientização de que os recursos naturais não são ilimitados, é possível explorar com responsabilidade para que as gerações atuais e futuras possam desfrutar de um planeta ainda mais preservado.


Anterior: 600 corretores participam de evento que comemorou 60 anos da profissão Próximo: Brasileiros investem em imóveis nos EUA

Agenda de eventos

19/06/2025 11:34
Reunião Mensal Junho 2025
17/07/2025 11:34
Reunião Mensal Julho 2025
21/08/2025 11:34
Reunião Mensal Agosto 2025