Mercado imobiliário
  • 17/11/2022

Tendências do mercado imobiliário para os próximos anos

Algumas das principais tendências devem ser incorporadas pelo mercado nos próximos anos e que, inclusive, já se fazem bastante presentes no radar dos grandes líderes de mercado.

Uma das principais tendências no mercado imobiliário está diretamente relacionada aos imóveis e a busca por um novo perfil neles. 

Aspectos que anteriormente eram extremamente procurados por grande parte da população passaram a se tornar muito menos interessantes após todos os acontecimentos dos últimos anos.

Agora, cada vez mais, consumidores buscam por características, como:

1. Espaço
A tendência de imóveis mais espaçosos está diretamente relacionada aos impactos que o confinamento forçado e a adoção massiva do home office causaram.
Mais do que nunca, as pessoas desejam imóveis que ofereçam mais espaço, seja em termos de tamanho de terreno ou até mesmo no próprio dimensionamento do interior do imóvel.
Obviamente, isso não significa que os imóveis em tamanho reduzido devem sumir. Na verdade, ainda existe muito mercado para quem deseja explorar esse tipo de segmento construtivo.
Mas é natural que haja um aumento significativo, muito além do projetado anteriormente, na busca por imóveis com maior espaço.

2. Lazer
Imóveis com mais opções de lazer também são bastante visados para os próximos anos, dado o mesmo contexto citado anteriormente.
Afinal de contas, apenas o espaço pode não ser o suficiente: é preciso que esse espaço seja plenamente capaz de proporcionar lazer e diversão para aqueles que ali residem.
Espaços com parques, sala de jogos, playgrounds e outros recursos podem ser um excelente chamariz para uma parcela generosa das pessoas que buscarão por imóveis ao longo dos próximos anos.

3. Adaptação do modelo Home Office
Atualmente, segundo estimativas, 25% do mercado possui a possibilidade de trabalhar em Home Office por conta da natureza de seu trabalho.
Esse dado por si só apresenta de forma clara uma nova e imutável realidade: o Home Office chegou para ficar.
Isso naturalmente traz impactos para a própria estrutura das moradias que devem cada vez mais se estruturarem para absorverem o Home Office e suas necessidades.
Condomínios com escritórios, casas com maior espaço para o home office e estruturas muito mais voltadas ao trabalho devem se tornar mais comuns nos próximos anos.

4. Flexibilidade
Outra tendência no mercado são os imóveis com plantas flexíveis, que devem proporcionar ao consumidor a oportunidade de escolher de forma mais livre o layout de sua própria residência.
Na prática, essa flexibilidade pode ser proporcionada de diferentes formas, como:
Utilização de materiais especiais;
Elaboração de plantas que permitam ajustes e modificações;
Imóveis com possibilidades de personalização.

É importante ressaltar que essa flexibilidade está ligada principalmente ao desejo dos consumidores de personalizarem seus imóveis de acordo com seus gostos pessoais e até mesmo com as fases de suas vidas.

Anterior: Mercado Imobiliário se mantém sólido e em crescimento em 2023 Próximo: Como calcular a rentabilidade do seu investimento em imóveis?

Agenda de eventos

19/06/2025 11:34
Reunião Mensal Junho 2025
17/07/2025 11:34
Reunião Mensal Julho 2025
21/08/2025 11:34
Reunião Mensal Agosto 2025