Independente da mudança no comando do País, é importantíssimo ressaltar que o mercado imobiliário é extremamente sólido e muito provavelmente irá manter o seu ritmo de crescimento independente dos reflexos atuais. A grande questão será a viabilidade de alguns projetos e o seu custo-benefício, além da relação de lucro e prejuízo que será fomentada pela economia como um todo.
Apesar de, historicamente, acontecer uma expectativa no mercado financeiro nos períodos de eleição, acarretando oscilações na bolsa e no dólar, por exemplo, este ano teve um comportamento atípico, isso dá a entender que já estamos razoavelmente estáveis, independentemente do resultado e de seus reflexos.
Esse mesmo comportamento tem sido observado no mercado imobiliário, onde a velocidade das vendas vem se mantendo, com as taxas de juros permanecendo em patamares que ainda tornam o financiamento atraente.
O mercado imobiliário é formado por ciclos, assim como toda a economia propriamente. Nesse sistema, os extremos do mercado são chamados de Expansão, ou Alta, e Recessão, ou Baixa.
São esses picos que dão o “timing” de uma boa oportunidade para investir em imóveis, ou seja, os melhores investimentos são aqueles adquiridos no período de recessão e vendidos na fase de expansão do mercado, assim o dinheiro investido inicialmente pega uma “carona” na valorização do mercado, e também se valoriza com o passar do tempo.
Considerando que as fases de Alta, ou Baixa, são os picos desse ciclo, há também fases intermediárias que fazem com que o mercado funcione de forma sequencial, sem quedas ou altas abruptas.
Essas fases são chamadas de Recuperação, ou valorização, e Excesso de ofertas. São elas que garantem a característica sólida do mercado imobiliário, ou seja, que ele não sofra movimentos bruscos, de valorização ou queda.
Sendo assim, mesmo nos períodos de maior desvalorização, você não corre o risco de perder dinheiro, já que a tendência é que os preços fiquem estagnados, uma grande vantagem em comparação com investimentos em ações, por exemplo, cujo valor pode variar muito, em pequenos intervalos de tempo.
Receba os informativos da ADPI no seu e-mail